Glow News
Instagram Glow NewsYoutube Glow NewsTikTok Glow NewsFacebook Glow NewsTwitter Glow News
TV » Polêmica!

Famoso jornalista do Programa do Ratinho ganha ação judicial contra SBT. Saiba todos os detalhes!

A emissora deverá pagar por todos os direitos trabalhistas que foram sonegados em 23 anos de trabalho do jornalista Ney Inácio

Redação Publicado em 27/07/2021, às 15h55

Reprodução
Reprodução

O jornalista Ney Inácio ganhou uma ação na Justiça contra o SBT por direitos trabalhistas. Aos 66 anos, ele recorreu à Justiça do Trabalho após ser demitido em agosto de 2020, depois de 23 anos trabalhando como repórter no Programa do Ratinho. As informações são do colunista Léo Dias.

Nei Inácio afirmou que foi demitido sob as alegações de pertencer ao grupo de risco do Covid-19, e que por isso deveria ser afastado para cuidar da saúde. Além disso, o jornalista também vinha cuidando de um câncer de próstata, que antes já havia se manifestado no rim. “Nos três últimos anos, trabalhei com a doença”, explicou ele.

Ao mover o processo, a Justiça do Trabalho reconheceu que havia vínculo empregatício e descobriu que o SBT havia cometido fraude na contratação do jornalista através de pessoa jurídica. Por isso, a emissora foi condenada a pagar os encargos trabalhistas rescisórios do período contratual completo do repórter, além de férias em dobro, 13° salário, horas extras, FGTS e aviso prévio.

O advogado Vitor Kupper explicou a que Ney Inácio tem direito: “Além dos direitos trabalhistas, foi conferido ao repórter a aplicação das normas coletivas da categoria dos jornalistas, o que conferiu ainda o direito a outros benefícios normativos, tais como reajustes da categoria, adicional por tempo de serviço, vale refeição, participação de lucros e resultado, bem como multas normativas pela ofensa a convenção coletiva da categoria”.

Não apenas o SBT foi condenado a pagar os direitos sonegados do repórter em mais de duas décadas de trabalho, como também a Juíza da 3ª Vara do Trabalho de Osasco-SP configurou a demissão de Ney como uma dispensa discriminatória devido a ele ainda estar em tratamento de um câncer de próstata.

Quando foi demitido, o jornalista deixou muito claro que o apresentador Carlos Massa, Ratinho, não sabia de nada e sempre havia ajudado ele em sua doença. "Ratinho me ajudou muito nesse tratamento do câncer. Porque tinha umas injeções caras e ele, particularmente, me deu algumas. Ele pagou algumas injeções, que eram caríssimas. Ele não sabia da minha demissão. Sempre me tratou bem, é um amigo e gosto dele para caramba", falou durante uma participação no programa A Tarde é Sua, da RedeTV!.