Glow News
Instagram Glow NewsYoutube Glow NewsTikTok Glow NewsFacebook Glow NewsTwitter Glow News
Famosos » Polêmica

De Silvio Santos a Patrícia: todas as vezes que a família Abravanel gerou polêmicas sobre orientação sexual

Patrícia Abravanel gerou polêmica com seu discurso ofensivo à comunidade LGBTQIA+

Redação Publicado em 02/06/2021, às 14h15

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Apresentando o programa “Vem pra cá” no SBT, na última terça-feira, dia 1, Patrícia Abravanel gerou polêmica com seu discurso ofensivo à comunidade LGBTQIA+, em que relativizou a homofobia. A filha de Slvio Santos veio em defesa de Caio Castro e Rafa Kalimann, devido às críticas que os dois estão recebendo após compartilharem nas redes sociais um vídeo de um pastor evangélico que minimizava atitudes homofóbicas.   

A apresentadora, que é mãe de três crianças, afirmou que não é fácil explicar aos filhos sobre orientação sexual, disse também que é necessário ser paciente com quem não entende e não aceita. Patrícia ainda errou ao pronunciar a sigla LGBTQIA+, o que na internet foi considerado como um tom de deboche e ofensa.

O fato é que, infelizmente, essa não é a primeira vez que a família Abravanel se envolve nesse tipo de polêmica. Relembre com o Glow News!

Silvio Santos

Silvio Santos apresentando seu programa. / Foto: SBT/Divulgação

O patriarca da família tem uma coleção de falas que são consideradas preconceituosas em relação ao tema orientação sexual. 

Em 2018, durante o quadro “Jogo dos Pontinhos”, do Programa do Silvio Santos, houve uma dessas situações. O jogo consiste em o apresentador dizer três dicas e, a partir delas, os jogadores devem adivinhar sobre o que se trata. A resposta da brincadeira era “bicha” e as palavras-dica eram: David Brazil, Gominho e Pablo Vittar. 

Antes disso, em 2015, também no “Jogo dos Pontinhos”, Silvio Santos teve outra fala questionável. O apresentador disse que não iria gostar se tivesse um filho homossexual e disse para a mãe de uma garota LGBTQIA+  torcer para a filha começar a namorar homens. 

Em 2016, ao receber o ator João Guilherme, Silvio reprovou o visual do jovem, disse que ele estava parecendo uma “bichinha”.  Mais uma vez, sua fala foi criticada.

Em nenhuma dessas situações, o comunicador se retratou no ar.

Patrícia Abravanel 

Patrícia Abravanel posando nos estúdios do programa "Vem pra cá". / Foto: Reprodução/Instagram


O caso da última terça-feira, não foi a primeira vez em que a apresentadora do SBT recebeu críticas por falas homofóbicas. Em 2016, durante uma participação no “Programa Silvio Santos”, Patrícia Abravanel viralizou nas redes ao dizer que “homossexualismo não é normal” e que as crianças deveriam ser criadas como homem ou mulher, sem uma terceira “opção”.  No mesmo momento, os comentários na internet ensinavam à apresentadora o termo certo a ser usado seria "homossexualidade", pois o sufixo "ismo" é usado para doenças.

Agora, em 2021, a filha de Silvio Santos derrapou mais uma vez. "Eu acho que assim como o 'LGBTYH', não sei, querem o respeito, eles têm que ser mais compreensivos com aqueles que hoje ainda não entendem direito. É difícil quando a gente vai educar filhos falar disso, sabia? O que eu vou falar pro meu filho? Como falar? Porque a gente não sabe lidar. Então tem que ter respeito, compreensão e não massacre, cancelamento. Não é por força, não é por poder, mas é por diálogo, conversa, respeito. Assim que a gente vai chegar num mundo sem homofobia", disse. 

No intervalo do programa, Patrícia Abravanel foi corrigida pela produção. O produtor Gabriel Cartolano assumiu a frente das câmeras para reprovar a fala da apresentadora e explicar o que significa cada letra da sigla. O caso logo repercutiu nas redes. 

Patrícia ainda relativizou discursos homofóbicos justificando eles por terem relação com a idade de quem os fala. "Eu acredito que nós, mais velhos, e nós que fomos educados por pais mais conservadores, a gente está aprendendo, a gente está se abrindo, mas eu acho que é um direito também das pessoas respeitarem. Por que não concordar em discordar?", perguntou a apresentadora de 43 anos. 

Tiago Abravanel

Foto compartilhada por Tiago Abravanel em rede social. / Foto: Reprodução/Instagram

Alguém sensato por aí? Sim! Ele, o neto de Silvio, Tiago Abravanel. Sobrinho de Patrícia e assumidamente homossexual, o ator veio às redes para falar de sua indignação com os comentários da tia. “Eu resolvi fazer esse vídeo, porque eu acho que assim como ela falou ao vivo o que ela pensa, eu acho que eu também preciso falar o que eu penso aqui nas minhas redes. Tentar falar para você, tia, o como eu me senti assistindo, tá? Eu acho que em primeiro lugar, orientação sexual não é uma questão de opinião. É uma questão de respeito. Você não precisa ser como eu, mas precisa respeitar quem eu sou e ponto final”, disse o ator em vídeo publicado ainda no mesmo dia.


Cintia Abravanel

Fotos publicadas por Cintia Abravanel em seu perfil no Instagram. / Foto: Reprodução/Instagram

Cintia Abravanel, 57 anos, é a filha mais velha de Silvio Santos e mãe de Tiago Abravanel. 14 anos mais velha que Patrícia, porém bem mais aberta e antenada, Cintia não ficou calada sobre o que Patrícia disse no programa do SBT. Em defesa do filho, ela postou uma foto dos sobrinhos com Tiago com o esposo Fernando Poli com a seguinte legenda: “assim é uma boa maneira de falar com os filhos sobre isso…”

Em seu story no Instagram, Cintia Abravanel deixou sua mensagem. (Reprodução)

Veja também

Além de cantoras e milionárias, o que Anitta e Juliette têm em comum? Assista.