Glow News
Instagram Glow NewsYoutube Glow NewsTikTok Glow NewsFacebook Glow NewsTwitter Glow News
Beleza » Transição capilar

Top 5: crespas e cacheadas queridinhas na internet

Confira quem são as celebridades com cabelo crespo ou cacheado que assumiram os fios naturais e acumularam elogios nas redes sociais

Redação Publicado em 17/07/2021, às 10h00

Reprodução
Reprodução

A autoaceitação é essencial para todos os indivíduos, e se prova muito necessária quando o tópico é transição capilar. O processo de redescoberta de si mesmo que se enfrenta para assumir os fios naturais é intenso, mas vale a pena, como algumas das famosas desta lista podem confirmar! Confira quem são as celebridades com cabelo crespo e cacheado queridinhas na internet:

Taís Araújo

Em 2016, a atriz usou as redes sociais para fazer uma retrospectiva das formas como já havia usado o cabelo e explicar como foi o seu processo de transição capilar. “Logo depois que terminei ‘Da Cor do Pecado' (2004) decidi fazer minha transição capilar. Isso tem 13 anos, na época nem sabia que tinha um nome. Meu desejo era deixar meu cabelo natural depois de tantos anos usando química. Eu nem me lembrava como ele era!”.

Taís explicou que o seu cabeleireiro, Wilson Elidorio foi essencial no processo de recuperar os fios e encorajá-la a abraçar o cabelo natural. “Ele me fez, através de um corte de cabelo, ter orgulho do meu povo”, escreveu sobre o hairstylist em uma publicação.

“Lembram da minha personagem ‘Cobras e Lagartos’ (2006), a Ellen? Eu estava em transição! Da Alicia de ‘A Favorita’ (2009)? Estava em transição! Lembram da Helena (‘Viver a Vida’, 2010)? Estava em transição! E ainda depois de passar por tudo isso e conquistar o cabelo que eu queria, eu passei a tesoura e cortei bem curtinho e comecei tudo de novo!”, comentou a atriz, que concluiu com uma mensagem de autoaceitação: “Decidi compartilhar um pouco da minha história para que saibam que vale a pena esperar, que é difícil, sim, mas é tão legal a gente se olhar no espelho e se reconhecer como realmente é e gostarmos de ser como somos. Seja quem você é e sinta-se bem como você quiser”.

Desde então, Taís se tornou uma verdadeira ativista da causa. Em 2020, ela contou em seu Twitter que o papel em “Amor de Mãe” (2020) foi o primeiro que esteve verdadeiramente usando o cabelo natural. “Esse, sem dúvida, é o primeiro trabalho que faço com ele completamente livre, onde não me preocupo se ele estará com cachos perfeitamente definidos. Deixo ele ser, simplesmente. Tem dias que está ótimo, dias que nem tanto. E essa liberdade tem me ensinado muito, porque na vida real nem sempre o cabelo está maravilhoso e tudo bem não estar, faz parte. Perfeição não existe e essa busca não é saudável”, concluiu a atriz.

Maísa Silva

Quem não se lembra da menina cativante dos cachinhos que apresentava ““Bom Dia & Cia” no SBT? Maísa cresceu e se tornou um ícone nacional. Com 19 anos e mais de 38 milhões de seguidores no Instagram, a jovem cresceu como uma figura pública na mídia e não passou ilesa pela pressão do alisamento dos fios.

Por anos ela submeteu seus cachos a diversos tratamentos químicos, buscando o liso perfeito, porém, em junho de 2018, decidiu dar um basta e iniciou a transição capilar. Devido à sua rotina como atriz, ela precisou continuar com a chapinha e babyliss em alguns momentos, o que tornou seu processo de transição mais lento.

Maísa finalmente teve a liberdade de assumir de novo os fios naturais durante a pandemia e, em 2020, a atriz fez seu primeiro big chop com o hairstylist Rodrigo Vizu. A apresentadora publicou em suas redes as fotos do processo junto com um texto emocionante no qual ela pede desculpas ao seu cabelo por ter usado tanta química e não ter se aceitado antes. “Me desculpe por reclamar tanto de você. Me desculpe por rir das piadinhas que faziam de você, ou por falar coisas piores; acho que cada vez que eu fazia isso, eu também me machucava. Me desculpe por não entender que você não tem que estar do jeito que eu quero, o tempo todo", lamentou nas redes sociais.

Erika Januza

A modelo iniciou sua carreira como atriz em 2012, ao protagonizar a personagem Conceição na minissérie “Suburbia” (2012). Para viver o papel, Erika decidiu passar pela transição capilar e assumir o cabelo crespo de uma vez por todas.

"Usei cabelo liso por anos e anos. Usava megahair numa tentativa de apagar quem eu sou e me tornar aceitável naquele 'padrão' imposto. Hoje, lido bem, mas já sofri bastante para me encaixar nesse padrão", explicou a modelo, que explicou mais sobre o processo intenso de se reconhecer com os cabelos naturais. "Precisei me redescobrir nesse caminho. Olhar para mim sem nenhum disfarce. Olhar do jeito que eu sou e me amar assim. Tirar o mega, cortar o cabelo curto, esse processo me transformou. Quando me vi com o cabelo curto, nem sei descrever o sentimento. Estava conhecendo uma Erika que não conhecia. E, depois de uma vida inteira, percebi o quanto de tempo eu gastei me escondendo ou mesmo negando quem eu era", relata Erika.

Em 2020, Erika aderiu a uma nova mudança e cortou as madeixas bem curtas para estrelar a personagem Marina em “Amor de Mãe” (2020). "Na verdade, eu que sugeri para a direção da novela, porque achava que Marina combinava com cabelo curto. Eu a via assim, com um cabelo prático para trabalhar e praticar o tênis. Quando aprovaram a ideia, entrei em pânico. Pedi para cortar aos poucos. Foi como se visse pela primeira vez. Deu medo! Mas sabe aquele medo de descer a montanha-russa, que vem com um frio gostoso na barriga? Meio que foi isso, porque senti um prazer também de ver a minha coragem, de me permitir me olhar de outra forma. Foi um momento muito especial", diz a modelo.

Ao publicar imagens da mudança nas redes sociais, escreveu "um crespo em transição diária".

Thelma Assis

A campeã do BBB20 iniciou a transição capilar em 2014 após anos vivendo apenas entre uma maioria esmagadora de mulheres brancas e de cabelos lisos. Thelminha precisava juntar cerca de R$ 300 quase mensalmente para se submeter às químicas de alisamento dos fios, até decidir assumir as madeixas naturais.

Seu marido, Denis Santos, relembrou sobre o processo de transição de Thelma. “Imagine como eram as coisas 20 anos atrás. O que ela tinha de referência na mídia? Não tinha internet, então o que se via eram apenas as mulheres brancas, loiras, de cabelos lisos. Sem contar, que quando minha esposa era uma criança e fazia balé, todas as meninas também eram alisadas. Na faculdade, ela era a única negra em meio a maioria de mulheres que também seguiam esse "padrão". Só com o passar dos anos, com o acesso às redes sociais, a troca com outras mulheres, que ela foi entendendo e se sentindo à vontade para começar a transição”, explicou.

Devido ao cabelo danificado pelas químicas, a médica precisou cortar os fios bem curtos e ficou muito nervosa com a decisão. “Ela estava com receio da opinião das pessoas, principalmente a minha e a da mãe dela. Mas eu amei, ficou muito elegante. E eu nunca critiquei as decisões dela (risos). Depois, Thelminha passou a comprar tiaras, fitas para o cabelo, foi inovando nos penteados e o cabelo foi crescendo”, comentou seu marido.

Dentro do BBB, Thelma falou sobre os cabelos naturais e descreveu a experiência como “libertadora” e comentou sobre a reação positiva de Denis ao vê-la com as madeixas curtas. “Me amo como sou, mas me permito ousar, sempre valorizando o que tenho de melhor. Acredito que (o visual) tem que combinar com a minha vibe”, falou em entrevista.

Juliana Paes

A atriz global contou em entrevistas que começou a sua transição capilar em 2015, quando começou a parar com uso de químicas e retornar às suas origens. "Eu sempre tive o cabelo cacheado, acho que eu tinha esquecido de como eu era, de como era meu cabelo. Peguei uma foto minha adolescente e vi como ele era", contou Juliana Paes durante o programa Saia Justa do GNT.

A partir de então, ela iniciou seu processo e, apenas em 2020, ela passou a exibir os seus cachos totalmente naturais. A atriz ainda revela que foi durante o período de isolamento social que conseguiu finalmente passar a achar o próprio cabelo bonito.

Nas redes sociais, Juliana foi questionada em uma live nas redes sociais sobre o motivo de não usar os cachos em suas personagens e ela revelou que nunca pôde usar os fios naturais. "Uso eles (os cachos) mais quando estou em casa e em eventos familiares. Nunca consegui emplacar minha cabeleira natural em uma novela. O cabelo cacheado selvagem que nem o meu não dá continuidade, um dia está para cá e outro para lá, é difícil dar continuidade. Mas juro que vou tentar emplacar meu cabelo natural em um novela."

Enquanto isso, ela continua a receber inúmeros elogios na web por seu aparência ao aderir aos cabelos cacheados!