Glow News
Instagram Glow NewsYoutube Glow NewsTikTok Glow NewsFacebook Glow NewsTwitter Glow News
Beleza » Skin Care

Métodos infalíveis para secar espinhas. Como tratar acne?

A pele com acne pode ser um pesadelo. Descubra os melhores tratamentos para manter a pele bonita e bem cuidada

Redação Publicado em 09/06/2021, às 10h01 - Atualizado em 13/06/2021, às 10h01

Reprodução
Reprodução

Anitta, Gisele Bundchen, Flavia Pavanelli, Ana Hickmann, Deborah Secco e Leonardo Miggiorin são algumas celebridades que já sofreram muito com as acnes. Por trás de maquiagens trabalhadas e fotos editadas, eles precisaram lidar com a pele acneica, que pode ser um pesadelo, especialmente quando deixa manchas que se recusam a sair. Para evitar as marcas na pele, é preciso saber como secar as espinhas da maneira correta. A primeira coisa a saber é que não se pode, em hipótese alguma, espremer a espinha, já que o ato pode infectar ainda mais o local com bactérias presentes nas nossas mãos. Agora que já temos isso estabelecido, vamos para as dicas:

Práticas caseiras:

Em casos mais tranquilos ou para controle inicial, algumas opções para "secar" a espinha são: a aplicação de óleo de coco no local, que ajuda a hidratar e equilibrar os hormônios causadores da acne; usar compressas de chá verde no local, que funciona como antioxidante e anti-inflamatório; aplicar máscaras faciais com clara de ovo, que é rica em colágeno e proteínas.

Já para ajudar nas manchas da pele, você pode apostar no uso da babosa, que contém propriedades cicatrizantes e conseguirá acalmar a sua pele e evitar que as marcas perdurem. Você também pode usar compressas geladas no local da espinha por alguns minutos para fazer a pele desinchar mais rapidamente. O uso do filtro solar é indispensável.

Tratamentos com medicamentos:

Um dos ativos que irá impedir a ação de bactérias e a inflamação da acne é o peróxido de benzoíla, substância presente em diversos produtos de skincare e que pode ajudar em um momento de desespero. É sempre indicado a consulta em um médico dermatologista. Caso tenha uma espinha muito inflamada, aplique um hidratante em todo o rosto e, depois passe uma camada leve de peróxido de benzoíla na acne por um pequeno período de tempo. Depois lave a área com cuidado.

Outros medicamentos, como cápsulas de Fosfolipídeos de Caviar, podem contribuir na prevenção das acnes e no impedimento da evolução do processo inflamatório das espinhas.

Remédio "milagroso":

Não tem como falar sobre tratamentos para as espinhas sem mencionar o Roacutan, principal medicamento indicado para casos graves de acne. O Roacutan é um remédio com isotretinoína em sua composição, que está associada a estabilização da produção de gordura na pele, o que diminui o tamanho das glândulas sebáceas.

O medicamento costuma ter um efeito quase milagroso na pele, fazendo espinhas e poros dilatados sumirem. Um exemplo é o caso da influencer Flávia Pavanelli, que já relatou nas redes sociais a dificuldade em manter uma pele saudável. "Essa foi uma das minhas piores fases. Só para vocês terem uma ideia, era tão dolorido que eu não conseguia encostar a mão no rosto. Sem make, dava pra ver o quanto estava crítica a situação”, comentou a blogueira.

Antes e depois da pele da influencer Flavia Pavanelli. Fotos: Reprodução Instagram

Apesar de muito eficaz para tratar as espinhas, o Roacutan pode ter efeitos colaterais severos, entre eles a boca e olhos secos, alterações no fígado, colesterol alto, sintomas de psicose e depressão. Alguns deles inclusive foram sentidos pela influenciadora digital, que precisou parar a medicação antes de ela completar o período exigido. Além disso, o remédio é terminantemente proibido para mulheres grávidas, já que pode causar má-formação fetal e risco de aborto.

Com tantos efeitos, é preciso fazer um acompanhamento médico com um especialista, que saberá indicar a dosagem correta em cada caso. Ao consultar um dermatologista, você saberá quais antibióticos, corticóides e anti-inflamatórios são os ideais para peles com espinhas muito insistentes.