Glow News
Instagram Glow NewsYoutube Glow NewsTikTok Glow NewsFacebook Glow NewsTwitter Glow News
Beleza » ADEUS GRISALHO!

Estudo revela como reverter cabelos brancos causados por estresse

Pesquisadores da Universidade de Columbia, em Nova York, nos Estados Unidos, testaram 14 voluntários de diferentes idades

Redação Publicado em 13/07/2021, às 17h05

Reprodução/Divulgação
Reprodução/Divulgação

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Columbia, em Nova York, nos Estados Unidos, descobriu como reverter o fio branco causado pelo estresse. Muitas vezes, até os mais jovens se deparam com cabelos brancos, consequentes de situações de ansiedade e pressão. A solução para isso é eliminar o agente estressor: quando a fonte do estresse é removida, o cabelo pode voltar à sua cor natural.

O grupo analisou os fios de cabelos de várias partes do corpo de 14 voluntários de diferentes idades e observaram a cor de cada cabelo em detalhes. As cobaias tiveram, ainda, que registrar seus níveis de estresse a cada semana em um diário.

Um exemplo nítido de que a perda da cor dos fios é por estresse é que um dos 14 participantes recuperou a cor de cinco dos fios brancos após tirar duas semanas de férias.

Os cientistas disseram que a perda de cor pode ser por alterações em fatores como mitocôndrias, organelas celulares que fornecem a maior parte da energia para ativar as reações bioquímicas da célula.

“O estresse psicológico afeta os processos de energia nas mitocôndrias e, quando as mitocôndrias não funcionam bem, o cabelo perde pigmento”, explica Martin Picard, professor em Medicina Comportamental do Colégio de Médicos e Cirurgiões Vagelos, da Universidade de Columbia, e coautor do estudo.