Glow News
Instagram Glow NewsYoutube Glow NewsTikTok Glow NewsFacebook Glow NewsTwitter Glow News
Beleza » Grandes Nomes da Beleza

Entrevista: Hairstylist das famosas, Ricardo Rodrigues fala sobre carreira, vida pessoal e sonhos profissionais

O hairstylist de celebridades como Ana Furtado e Boninho contou detalhes do início de sua trajetória e onde se vê daqui 10 anos

Bárbara Blanco Publicado em 21/07/2021, às 17h05

Reprodução
Reprodução

O hairstylist das celebridades, Ricardo Rodrigues entrou no mundo da beleza com apenas 14 anos de idade. Aos 15, se tornou assistente do grande hairstylist Wanderley Nunes, no Studio W. De lá para cá, Ricardo fez o seu nome e se tornou um profissional de destaque nacional, atendendo celebridades como Ana Furtado, Boninho, Bárbara Paz, Claudia Raia, Mariana Santos e Debora Bloch. Hoje, ele é dono do Riro Salon, seu espaço de beleza localizado no Jardim Paulista, área nobre de São Paulo.

Casado há quase 20 anos com Juliana Stadi, Ricardo tem um filho, Bento, de 5 anos. Apesar de ser um profissional cheio de glamour, ele é super humilde e vive uma vida com muito amor. Ricardo ama viajar e ter momentos com a família!

Saiba mais sobre o hairstylist das celebridades nesta entrevista exclusiva ao Glow News:

Como surgiu o interesse em trabalhar com beleza?

Surgiu porque desde muito novo sempre gostei de trabalhar com desenho, música e aí meu pai, que já era desse universo de beleza, sugeriu que eu fizesse um curso de cabeleireiro para que eu pudesse ajudar a custear meus cursos e minha faculdade. E desde então me apaixonei pela profissão.

Qual foi a oportunidade que o colocou, de fato, no mundo da beleza?

Vivi e cresci nesse meio, pois meu pai e dois tios meus já trabalhavam com beleza e meu pai sugeriu que eu iniciasse os cursos para garantir uma profissão e pelo empurrãozinho que ele poderia me dar no começo da carreira. Uma irmã minha também era cabeleireira nessa época, mas depois migrou para a pedagogia.

Quando decidiu entrar no mundo da beleza, teve medo de dar errado?

Acho que todo mundo passa por isso, principalmente no começo da carreira, aquele frio na barriga gostoso. Mas desde que comecei já me envolvi e me identifiquei muito pela profissão, até pela minha paixão por desenho, que tem total relação com a arte de ser cabeleireiro. Hoje em dia, eu projeto os cortes desenhando na minha cabeça o rosto e como realçaria a beleza das pessoas com o corte. Aí é só colocar em prática com a técnica.

Você se lembra da sua proposta de trabalho mais marcante?

Aos 15 anos quando fiz uma entrevista no Studio W com o Wanderley Nunes, para ser assistente dele. Aquele salão lindo, icônico, com arquitetura única: pé direito alto, estrutura de ferro, todo amplo, aberto, me chamou muita atenção, era muito distante da minha realidade e me encantou demais! Consegui a vaga e tive uma longa história com eles e sou muito grato por isso.

Em que momento você percebeu a força do seu nome como profissional de beleza?

Quando eu comecei a ser visto como um profissional que gerava conteúdo para as clientes, agregando para elas. Isso me deu muita energia para cada vez mais apostar em mim. Comecei a viajar muito, fazer cursos fora.

Muitas clientes chegavam por indicação de outras e, mesmo eu sendo assistente, elas se sentiam seguras em cortar comigo na época e isso me gerava mais força e confiança para seguir acreditando em mim. Com 19 virei profissional.

Como começou a atender pessoas famosas?

Desde a época de assistente, pois trabalhava diretamente com o Wanderley e ele fazia muitas famosas já. Por muito tempo trabalhei fazendo peças de teatro com Débora Bloch e Claudia Raia. Essas celebridades me chamavam para atendê-las também no dia a dia.

Quem são os famosos que atende? Como é o seu relacionamento com eles?

Há muitos anos atendo Ana Furtado, Bárbara Paz e o Boninho. Eles estão comigo há muitos anos. A Ana já é uma amiga, mas nunca deixo de lado a questão profissional, mantenho minha postura sempre, sendo muito discreto, respeitando a privacidade deles e isso faz com que eles sempre fiquem muito à vontade comigo.

Atendo algumas atrizes, influenciadoras e modelos em diversos segmentos. Inclusive, muitas vezes eu descubro quem é a pessoa e a relevância que ela tem anos depois. Atendo muita gente extremamente influente e low profile, então mantenho sempre minha discrição. Até assistentes do Marc Jacobs (hoje ambos possuem suas marcas) quando estão no Brasil cortam comigo há mais de 10 anos.

O mais importante e o que eu gostaria de ressaltar é que faço questão de garantir o mesmo atendimento para todo mundo que senta na minha cadeira: de famosas à amigos e clientes que viram amigos também.

Qual foi a experiência mais marcante da sua carreira?

Fazer um trabalho para Wella Internacional, uma campanha em Barcelona e Londres. Me exigiu uma fluência maior no idioma e me dediquei ao extremo para entregar o resultado. Fiz professor particular, fonoaudióloga, deu super certo e foi muito marcante pra mim.

Quais são os seus trabalhos que mais se orgulha de ter feito?

Procuro fazer todos os dias algo novo. É sempre uma realização diferente. Amo fotografia, então me empenho demais no resultado final da foto, me orgulho em postar uma foto que tem meu olhar, estilo e assinatura.

O que você mais ama na sua profissão?

Poder transformar as pessoas e ver a satisfação delas!

Quais são os sonhos que ainda deseja alcançar?

Acho que agora podemos voltar a sonhar um pouco mais, né? Estávamos todos muito inseguros e com medo diante desse cenário, mas sinto que a nossa vida está voltando...
Poder trabalhar bastante ainda com muita tranquilidade e envelhecer bem. Quem sabe um dia abrir um salão no Sul da França ou na Itália e envelhecer por lá. Isso é um sonho! Ter conforto e uma vida gostosa sempre me motivam também.

Como você se vê daqui 10 anos?

Ainda trabalhando, um pouco menos, mas já com 2 ou 3 salões nesse mesmo conceito do RIRO de salão boutique.

O Glow News preparou um ping pong para Ricardo. Acompanhe agora as respostas do hairstylist!

1: Um filme que marcou a sua vida: Questão de tempo (About Time)

2: Seu signo: Câncer

3: Rede social você não vive sem: Instagram

4: Um ídolo: Nicolas Ghesquiere

5: Uma música: Mortal Loucura - Maria Bethânia

6: Um cantor: Tom Jones

7: Um prato favorito: Omelete com batata ao meio

8: Melhor destino de viagem que já foi: Grécia

9: Um lugar que sonha em conhecer: Japão e Coreia

10: Ator/atriz: Tom Hanks

11: Um defeito seu: Distraído, sempre viajando...

12: Uma qualidade: Detalhista

13: Como você se define: Corajoso e criativo