Glow News
Instagram Glow NewsYoutube Glow NewsTikTok Glow NewsFacebook Glow NewsTwitter Glow News
Beleza » Segredos de Beleza

Dicionário Glow! Descubra o significado das expressões mais comuns no mundo da beleza

Ir ao cabelereiro e não entender o que eles falam nunca mais, aqui trouxemos todas as explicações

Redação Publicado em 06/07/2021, às 14h50

Reprodução / Instagram
Reprodução / Instagram

Chegar ao cabeleireiro e não saber explicar exatamente o que o seu cabelo precisa ou não entender os termos usados pelo profissional, é problema recorrente e queixa de muitas mulheres que frequentam salões de beleza. Pensando nisso, o Glow News te conta o significado de algumas expressões mais comuns usadas pelos profissionais de beleza.

Matizar as Mechas

Suas mechas perdem a cor original e o brilho com o tempo? Você precisa matizá-las, o procedimento nada mais é do que usar o tonalizante para corrigir a cor, ou, como também dito pelos profissionais do cabelo, neutralizar o tom. Sendo mais comum nos fios tingidos de loiros, pois costumam amarelar, entretanto, para cabelos castanhos e ruivos, a necessidade de matizar aparece após longos períodos de exposição ao sol, cloro ou água do mar, momento de reavivar o tom.

Desconectar os fios

Refere-se tanto ao corte quanto à finalização. A ideia é tirar o aspecto pesado e dar um ar mais moderno, atualizando o look usando as técnicas de corte de repicar e desfiar, criando camadas em todo o cabelo e deixando as pontas mais leves e sem volume, respectivamente. Fazer uso de pomadas, géis e musses podem ajudar a realçar o efeito nos fios.

Decapar as mechas

Para mudar a cor de um cabelo tingido, o primeiro passo é descolorir as mechas para em seguida aplicar a nova cor. Decapagem, é o nome dado ao processo de remoção dos pigmentos para que uma nova química seja realizada, feita em todo o cabelo com o pó descolorante. Importante conversar com o profissional antes e relatar o histórico dos seu cabelo já que, a decapagem não é indicada para quem tem químicas, como alisamento, ou quer mudar radicalmente o tom dos fios.

Esfumar a raiz

“Apagar a raiz, ou seja, suavizar o efeito das luzes deixando uma aparência mais natural próximo a raiz, sem poder identificar exatamente onde começam e terminam as mechas. Apelidada de esfumado, como a maquiagem nos olhos, a ideia é que as luzes não fiquem marcadas demais.

Deixar a cor do cabelo menos sólida

Usar uma tinta de uma única cor, pode deixar o visual pesado demais. Hoje, a expressão “deixar a cor menos sólida”, tornou-se comum e a ação é indicada com frequência. Além disso, os reflexos aumentam o prazo de validade da tintura, exigindo menos retoques da raiz.

Reflexos ao contrário

Fazer luzes com certa frequência, com o tempo, acaba deixando o cabelo mais claro. Para reverter esse processo é o chamado “reflexo ao contrário”, deixando- o com o tom mais próximo ao natural, como o nome sugere, escurecer ao invés de clarear. A técnica também é usada em clientes que querem disfarçar os cabelos grisalhos.

Clarear o fundo

Se o objetivo é obter mechas naturais e a mulher tem o cabelo escuro, clarear primeiro o tom do cabelo como um todo para só depois fazer as mechas, é a solução. A técnica suaviza o contraste entre fundo e luzes, podendo ser feito com descolorante, tonalizante ou tintura.