Glow News
Instagram Glow NewsYoutube Glow NewsTikTok Glow NewsFacebook Glow NewsTwitter Glow News
Beleza » Skin Care

Problema entre muitas famosas, descubra como cuidar da pele oleosa

O Glow News conversou com uma biomédica que conta o que deve ser feito no dia a dia!

Bárbara Blanco Publicado em 20/05/2021, às 19h51

AgNews
AgNews

Katy Perry, Marina Ruy Barbosa e Ana Hickmann são apenas algumas das famosas que já falaram publicamente sobre ter problemas com o excesso de oleosidade na pele. É comum vermos celebridades posando em fotos com pontos de luminosidade em suas faces. Para evitar situações como essa e ao mesmo tempo manter uma pele saudável e hidratada, é preciso cultivar alguns cuidados específicos para a oleosidade.

O Glow News conversou com a doutora Gabriela Silveira, biomédica e proprietária da clínica Slim Santé, para explicar o que deve ser feito no dia a dia!

A doutora alerta sobre um erro comum: confundir a pele oleosa com uma hidratada. “Oleosidade diz respeito a quantidade de sebo que a pele possui e hidratação é a quantidade de água. Então um dos cuidados que devemos ter é hidratar a pele oleosa com produtos específicos para esse tipo de pele”, explica a especialista.

Para pessoas com pele oleosa, a doutora Gabriela reforça ser essencial manter uma rotina de skin care diária. Inicie os seus cuidados com a água micelar, que é capaz de retirar da pele as sujeiras e impurezas. Em seguida, utilize um sabonete facial e novamente a água micelar para tonificar a pele e auxiliar no tratamento da oleosidade. Outro produto indicado é a vitamina C, especialmente as que têm ativos para o controle da oleosidade, como o ácido salicílico, que diminui os poros dilatados, e a melaleuca, bactericida que auxilia na prevenção da acne. Por último, invista em um sérum de função hidratante para utilizar toda noite, alternando com os ácidos controladores.

Além da rotina diária, é importante esfoliar a pele uma vez por semana, para retirar células mortas e o excesso de sebo. Vale lembrar que o uso do protetor solar facial é essencial no skincare diurno para não manchar a pele, já que tem os ácidos que podem deixar a pele mais sensível à ação das luzes e radiação UV.

Outro fator que pode influenciar a textura da pele é a mudança climática. Em épocas mais frias, outono e inverno, é necessário repor a hidratação utilizando bons cremes e evitar lavar o rosto com a água muito quente. Já em épocas mais quentes, primavera e verão, as glândulas sebáceas tendem a aumentar a produção de sebo, mas atenção, o ideal é não limpar a pele muitas vezes, pois isso pode trazer um efeito rebote. " O indicado em períodos de maior calor é fazer uso dos controladores de oleosidade com mais frequência, pelo menos duas vezes ao dia" orienta a biomédica.

A especialista conta que no cotidiano, além do skin care, deve-se tomar alguns cuidados, como evitar banhos muito quentes, ingerir bastante água, utilizar produtos com ácidos somente uma vez ao dia, nunca dormir antes de remover a maquiagem, e, claro, fazer um acompanhamento médico trimestral para saber quais produtos e técnicas funcionam para você!

Gostou? Acompanhe mais dicas da Doutora Gabriela Silveira no Instagram: