Glow News
Instagram Glow NewsYoutube Glow NewsTikTok Glow NewsFacebook Glow NewsTwitter Glow News

Comum entre celebridades, descubra dicas infalíveis para tratar a queda capilar

A dermatologista dos famosos revela o que deve ser feito para manter madeixas saudáveis e diminuir a perda dos fios

Bárbara Blanco Publicado em 03/06/2021, às 12h44

Imagem Comum entre celebridades, descubra dicas infalíveis para tratar a queda capilar

Britney Spears, Kristen Stewart, Ísis Valverde e a cantora Maraísa são algumas das famosas que já passaram por apuros por conta da queda capilar e precisaram recorrer a tratamentos para recuperar os fios. O problemas também é muito comum entre os homens.

A sertanejo Maraísa, a atriz Kristen Stewart e a cantora Britney Spears no período em que apresentaram queda capilar. Fotos: Reprodução

Cerca de 40% das mulheres têm queda de cabelo após a menopausa, após os 70 anos a chance de enfrentar a calvície feminina aumenta para 70%. Isso ocorre devido às predisposições genéticas e hormonais ligadas ao corpo feminino, que sofre inúmeras alterações ao longo da vida e podem desencadear deficiências como a queda dos cabelos.

Com uma demanda tão alta, o mercado busca novidades a todo tempo para os melhores cuidados com os fios. A dermatologista dos famosos, Luciana Passoni, tricologista especialista em distúrbios capilares e queridinha de celebridades como Thammy Miranda, Caio Castro, Cristiana Oliveira, Rosana Jatobá e Carlos Casagrande, contou ao Glow News o que deve ser feito para manter madeixas saudáveis e tratar a queda. 

Procedimentos para recuperar os fios

A dermatologista explica que os tratamentos mais solicitados e que entregam maior resultado atualmente são a microinfusão de medicamentos no couro cabeludo e a terapia regenerativa do PRP (Plasma Rico em Plaquetas):

A microinfusão de medicamentos no couro cabeludo consiste em aplicar medicamentos diretamente onde ocorre a queda capilar, para assim aumentar a circulação sanguínea no local e fazer os fios voltarem a crescer de forma saudável.

Já a terapia regenerativa, conhecida por PRP (Plasma Rico em Plaquetas), é a técnica de retirar sangue do próprio paciente, processá-lo e injetá-lo no couro cabeludo, para desencadear crescimento natural e o aumento da espessura dos fios. O procedimento pode ser combinado com outros tratamentos e não tem contra indicações.

Outro tratamento que ainda está em processo de descoberta é o procedimento com células tronco. O folículo capilar é onde se localiza a raiz do fio dos cabelos e ele é feito de células tronco. Esses folículos produzem e fazem crescer os fios de cabelo. Caso seja possível injetar as células diretamente neles, o resultado irá ajudar muitas pessoas a recuperar as madeixas. 

Medicamentos para fortalecer o cabelo

Remédios como Minoxidil, Finasterida, Biotina, Silício Orgânico e os Corticóides são os mais comuns atualmente no processo de retardar a perda dos cabelos, e apesar de serem muito eficientes, não são apostas futuras segundo estudos científicos desenvolvidos no exterior. A dermatologista explicou que os principais medicamentos em análise são a Bicalutamida e os Imunobiológicos.

A Bicalutamida é uma uma substância que reduz os efeitos dos andrógenos no corpo, ou seja, diminui os hormônios masculinos presentes no corpo da mulher e do homem. Os hormônios masculinos estão associados a algumas disfunções capilares, como a alopecia androgenética. A Bicalutamida bloqueia a ação de tais hormônios no cabelo, o que ajuda a prevenir o afinamento dos fios desde a raiz.

Os Imunobiológicos, conhecidos como Inibidores da Janus Quinase (JAK), são muito eficazes na  alopecia areata e alopecia frontal fibrosante, que é uma condição no qual o sistema de defesa não reconhecer o próprio cabelo e ataca os folículos, o que culmina na queda dos fios. Por isso, esses pacientes geralmente não respondem bem a tratamentos comuns. O diferencial dos Imunobiológicos é que o medicamento consegue “burlar” o sistema imune, diminuindo drasticamente a queda. 

Com tantas novidades, as perspectivas de recuperação dos fios são excelentes, porém, a doutora Luciana Passoni explica que o segredo está em um acompanhamento médico preventivo! O primeiro passo é procurar um tricologista e não sair comprando fórmulas milagrosas. Manter os exames em dia, um organismo saudável e repleto de vitaminas, além de evitar químicas exageradas nos fios são as principais formas de ter um cabelo saudável, forte e com muito brilho!

Gostou? Acompanhe mais dicas da Doutora Luciana Passoni no Instagram: