Glow News
Instagram Glow NewsYoutube Glow NewsTikTok Glow NewsFacebook Glow NewsTwitter Glow News
Beleza » Em alta

Aprenda a fazer batons veganos em casa

Super em alta e cada vez mais desejados, eles se tornaram os novos queridinhos da internet

Redação Publicado em 20/05/2021, às 18h00

Foto: Reprodução / Portal Pensando ao Contrário
Foto: Reprodução / Portal Pensando ao Contrário

Super em alta e cada vez mais desejados, os batons veganos se tornaram os novos queridinhos de muitas mulheres. O grande volume de busca pelo item tem a ver com a conscientização dos males que podem ser gerados por cosméticos que usam componentes de origem animal. Com poucas opções no mercado beauty, uma alternativa é se reinventar e aprender novas maneiras de apoiar essa causa. Que tal conhecer algumas possibilidades práticas e baratas de produzir a própria maquiagem em casa?

O Glow News separou algumas opções de hidratantes labiais veganos e caseiros!

Batom de hibisco em pó

1 colher (chá) de manteiga de cacau

2 colheres (chá) de óleo de coco

1 colher (chá) de melado de cana

2 colheres (chá) de hibisco em pó (caso não encontre, basta comprar flores de hibisco e triturar no liquidificador)

Modo de preparo: Adicione a manteiga de cacau, o óleo de coco e o melado de cana em uma vasilha, coloque em banho-maria. Quando todos os ingredientes estiverem em uma consistência líquida, acrescente o hibisco em pó e mexa bem até virar uma mistura homogênea. Transfira a receita para um frasco pequeno de vidro que servirá para armazenar o seu batom. Após colocar no pote, mexa novamente a mistura para assegurar que o pó de hibisco não irá acumular no fundo do recipiente. Feche o frasco e mantenha o batom em temperatura ambiente por 48 horas para que adquira uma consistência sólida e o óleo absorva a cor do hibisco. Passando esse período, pode usar e abusar do seu batom vegano. 

Batom de manteiga de karité

1 colher (chá) de manteiga de karité

1 colher (chá) de azeite de oliva

3⁄4 de colher (chá) de cera de candelila

1 colher (chá) de mica em pó rosa ou vermelha (pode acrescentar até uma colher a mais caso queira uma cor mais intensa)

3 a 5 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta

Modo de preparo: Em uma vasilha, acrescente e misture a manteiga de karité, o azeite de oliva e a cera de candelila. Leve o conteúdo ao micro-ondas em potência alta, interrompendo para misturar a cada 10 segundos, até que os ingredientes derretam e fiquem homogêneos. Adicione a mica em pó e o óleo essencial e mexa novamente até ter uma mistura perfeita. Transfira imediatamente o produto para o pote apropriado e até ele esfriar e endurecer. Após o tempo de conservação, inicie a aplicação nos lábios. A duração máxima do batom é de 6 meses!

Batom de Colorau (urucum em pó)

1 colher (sopa) de cera de carnaúba

2 colheres (sopa) de óleo de coco

1 colher (chá) de colorau (urucum em pó)

2 gotas de óleo essencial de lavanda (opcional)

Modo de preparo: Coloque a cera de carnaúba em uma vasilha no banho-maria. Assim que o conteúdo derreter, acrescente o restante dos ingredientes e mexa bem até conseguir uma consistência líquida homogênea. Quando a mistura começar a esfriar, ela irá obter uma textura mais sólida. Coloque o batom em um pote com tampa e conserve em temperatura ambiente. Não deixe em locais muito quentes, pois poderá prejudicar a conservação do batom. Aguarde 48 horas e pode iniciar o uso do seu produto!

Lip Tint de beterraba

1⁄4 beterraba pequena

1 colher (chá) de óleo de côco

Modo de preparo: Corte a beterraba com a casca em cubos. Em um pote de vidro, adicione os ingredientes e acrescente duas colheres de sopa de água. Leve a vasilha para o microondas por aproximadamente um minuto e meio, dependendo da potência do seu eletrodoméstico. Você saberá que está no ponto correto quando a água estiver com uma coloração vermelha escura. Deixe os ingredientes esfriarem e depois retire a beterraba da mistura. Transfira o líquido restante para um frasco com um aplicador e está pronto para passar! Pode usar nos lábios ou até nas bochechas como um blush.