Glow News
Instagram Glow NewsYoutube Glow NewsTikTok Glow NewsFacebook Glow NewsTwitter Glow News
Beleza » NOVIDADE!

Aneethun estabelece parceria com Eureciclo em prol de um planeta mais sustentável

Objetivo da marca é contribuir para redução do impacto causado pelo lixo plástico no ecossistema por meio da compensação ambiental de suas embalagens

Redação Publicado em 11/08/2021, às 10h45

Aneethun - Reprodução/Instagram Aneethun
Aneethun - Reprodução/Instagram Aneethun

Como uma renomada empresa nacional do setor de cosméticos, a Aneethun, marca especialista em produtos de alto padrão direcionados para o segmento profissional de beleza e home care, se mostra cada vez mais atenta e engajada contra a problemática do descarte de embalagens plásticas para o meio ambiente. Tendo a consciência de que esse material é um dos principais recursos utilizados em seus produtos, desde maio, a marca vem promovendo um forte investimento para apoiar o desenvolvimento da reciclagem no país. Por meio da recente parceria com a Eureciclo, empresa especialista em logística reversa, a Aneethun consolida suas ações em prol de um planeta mais sustentável.

De acordo com o ranking de maiores produtores de lixo plástico do planeta, criado pela WWF (Fundo Mundial para a Natureza), o Brasil se enquadra na quarta posição da categoria. A pesquisa aponta que o país descarta cerca de 11,3 milhões de toneladas de materiais plásticos por ano e recicla apenas 1,28% dos resíduos. Dessa forma, a colaboração estabelecida pelas duas empresas se apresenta como uma alternativa promissora em reduzir esse impacto através da compensação ambiental de 100% das embalagens Aneethun que chegam ao mercado.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos determina que apenas 22% dos materiais gerados por empresas e indústrias sejam recompensados, o que mostra que a marca trabalha para se manter acima da média estipulada. "A parceria com a Eureciclo foi pensada como uma forma de elevar as taxas de reciclagem e minimizar o impacto das embalagens no meio ambiente. Prezamos pela transparência das nossas diretrizes e pelo avanço de questões sociais e sustentáveis. Dessa forma, convidamos nosso público e nossos parceiros a refletirem sobre essa mudança e colaborarem com iniciativas como essa em seu dia-a-dia", relata Victor Amaral, diretor da Aneethun.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, resíduos plásticos levam mais de 400 anos para se decomporem na natureza. O material é um dos principais contribuintes para a liberação dos gases de efeito estufa, atuando no aquecimento global, além de ser o responsável pela morte de 100 mil animais marinhos a cada ano, como mostra o levantamento realizado pela ONG Oceana, em 2020, que ainda aponta que o Brasil despeja cerca de 325 mil toneladas de lixo plástico no mar.

Com a Eureciclo atuando no rastreamento das embalagens que serão produzidas, o descarte desse resíduo poderá ser feito de maneira correta, resultando no aumento do fluxo de investimento no setor de reciclagem. Dados da Ecoembes mostram que a tecnologia de compensação ambiental contribuiu para que a Espanha saltasse de 4,7% de embalagens recicladas em 1998 para 78,8% em 2018. Assim, a Aneethun acredita que sua iniciativa também será capaz de colaborar com um resultado positivo para a fauna e flora brasileira.